Quem somos


A ACELBRA-SC nasceu de um grupo de pessoas que se reuniam na Clínica Pequeno Príncipe, em Florianópolis. Durante aproximadamente 2 meses esse grupo se reuniu para discutir o estatuto, temas ligados à doença celíaca e planejar a organização da futura Associação. Aos poucos, foram se incorporando outros voluntários que trouxeram informações e listas de portadores da doença para iniciar assim o cadastramento. Em agosto de 2000, tendo em mãos o Estatuto pronto, foi eleita a primeira diretoria.

No dia 27 de setembro de 2000, em ato solene no auditório do Hospital Infantil Joana de Gusmão, com presença de autoridades da área da saúde de Florianópolis e da ACELBRA-SP " Associação dos Celíacos do Brasil " seção São Paulo, foi realizada a solenidade de fundação. A comemoração teve palestra do Dr.José Luis Gastaldi , festa com pratos sem glúten e lançamento do jornal "SEM GLÚTEN + SAÚDE". Essa data (27/setembro) foi instituída como o Dia Estadual do Celíaco.

PRINCIPAIS OBJETIVOS DA ACELBRA-SC

- Esclarecer sobre a Doença Celíaca alertando para a necessidade da dieta permanente isenta de glúten;

- Orientar a dieta sem glúten através do jornal Sem glúten+saúde e das reuniões realizadas uma vez por mês com palestras proferidas por profissionais da saúde;

- Promover ações que têm como objetivo facilitar o tratamento e a obtenção de alimentos sem glúten;

- Fornecer lista de produtos industrializados sem glúten e receitas;

- Organizar cursos de culinária sem glúten;

- Manter os celíacos informados quanto às pesquisas realizadas e progressos sobre a Doença Celíaca;

- Divulgar nomes de estabelecimentos que produzem e vendem alimentos sem glúten preparados com todos os cuidados necessários, assim como de novos produtos sem glúten que surgem no mercado;

- Verificar o modo de preparação dos estabelecimentos que produzem alimentos sem glúten e orienta-los quanto aos cuidados a serem tomados para uma produção livre de contaminação.