Preparo de alimentos

RECOMENDAÇÕES PARA PREPARAR ALIMENTOS
SEM GLÚTEN

Os portadores de doença celíaca têm intolerância ao glúten, proteína que está presente no trigo, no centeio, na cevada, no malte e na aveia. Essa sensibilidade ocorre mesmo quando o celíaco ingere uma quantidade mínima de glúten. Portanto para preparar alimentos para celíacos, é preciso muito cuidado em todas as etapas da preparação, começando na compra dos ingredientes, passando pela sua execução e conservação, e finalizando com seu aquecimento. Seguindo as recomendações abaixo, você estará preparando um alimento apropriado para ser consumido por um celíaco:

EM CASA
Os produtos que se consome com pães como manteiga, requeijão, doces, etc, devem ser de uso exclusivo do celíaco.
A família e os amigos devem ser esclarecidos sobre o problema e ajudar para que o celíaco consuma seus alimentos com toda a segurança, livre de contaminação.

NUNCA USE AS FARINHAS PROIBIDAS - CONTÉM GLÚTEN:
Trigo branco ou integral, centeio, cevada, malte, aveia, rosca, trigo para kibe, semolina de trigo.

USE SOMENTE AS FARINHAS PERMITIDAS QUE NÃO CONTÉM GLÚTEN:
Creme ou farinha de arroz branco ou integral, fécula de batata, polvilho doce ou azedo, fécula de mandioca, fubá, farinha de milho, farinha de mandioca, maizena, fécula de milho, farinha de soja, semolina de milho.
Informe-se junto ao fornecedor de farinhas se estas estão sendo processadas em moinho exclusivo e armazenadas em depósito separado das farinhas com glúten.

SELECIONE COM CUIDADO OS INGREDIENTES  SEM  GLÚTEN:
Utilize sempre produtos frescos, embalados na fábrica, leia com atenção os rótulos dos produtos industrializados  e não utilize o produto se o mesmo tiver pelo menos uma das seguintes inscrições: contém glúten, trigo, aveia, centeio, malte, cevada, amido ou amido modificado, extrato de malte, xarope de malte, proteína vegetal texturizada ou hidrolizada.
Em caso de dúvida, ligue para o fabricante, pergunte a composição do produto e confirme ou não a isenção de glúten.

 PROCURE VARIAR AS FARINHAS UTILIZADAS:
Faça diferentes misturas de farinhas sem glúten e guarde em recipientes bem fechados. Desta forma você vai poder variar o sabor dos alimentos.

PREPARE O ALIMENTO, SEM CONTAMINAÇÃO POR GLÚTEN :

Os alimentos sem glúten não podem ser preparados em locais e horários onde estejam sendo preparados outros produtos que contenham glúten.

O local, a bancada de trabalho e os utensílios a serem utilizados tais como: batedeira, liquidificador, bacias, panelas, talheres, assadeiras, formas, etc... devem estar totalmente limpos e isentos de quaisquer resíduos que contenham glúten. Aqueles utensílios que você não puder garantir uma limpeza eficiente, recomenda-se que você só utilize para preparar produtos sem glúten.

Utensílios de madeira (tábua, rolo, colheres e espátulas) não devem ser usados ou ser de uso exclusivo para as preparações sem glúten.
Os alimentos sem glúten não podem ser assados ao mesmo tempo que estão sendo assados outros produtos que contenham glúten.
O óleo utilizado para o cozimento ou fritura dos alimentos sem glúten deve ser novo e exclusivo para esse preparo, não pode ser um óleo já utilizado em outras frituras, pois esse pode estar contaminado com glúten.
Não utilize farinhas proibidas para polvilhar assadeiras ou formas.

Não utilize grelhas ou chapas normalmente usadas para carnes temperadas com farinha de trigo, cerveja ou creme de cebola (Ex.: peixes e aves). Tenha uma grelha ou chapa exclusiva.
Mantenha esponjas e demais utensílios de limpeza limpos, livres de detritos e guardados em lugar seco e arejado.

CUIDADO COM OS ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS:
-    Caldos de carne, de frango, de legumes, etc,  amaciantes de carne, temperos para feijão e molhos, molho branco, produto para deixar o arroz mais soltinho e mais branco. Consulte sempre os rótulos e veja os ingredientes e as inscrições “Contém glúten” ou “Não contém glúten”.

ALTERNATIVAS PARA EMPANADOS E MOLHOS
Utilize farinha de milho (fubá) ou farinha de mandioca grossa para preparações à milanesa e empanados.

Utilize amido de milho ou farinha de arroz para dar consistência a molhos e cremes.

CONSERVE BEM O ALIMENTO SEM GLÚTEN, DEPOIS DE PRONTO:
Os alimentos sem glúten depois de prontos devem ser conservados em embalagens bem fechadas e se possível congelados para preservar por mais tempo a umidade.

DESCONGELE E AQUEÇA O ALIMENTO  SEM  GLÚTEN:
Os alimentos sem glúten podem ser descongelados em temperatura ambiente, mas ficam mais saborosos se forem aquecidos, ainda congelados, em forno a gás, elétrico, em microondas, frigideira ou em torradeira (sanduicheira), se esta for de uso exclusivo para alimentos sem glúten.